JANET CARDIFF
Nascida em 15 de Março de 1957, Janet Cardiff é uma artista canadense. Ela estudou na Queen's University, onde se formou em 1980, e na University of Alberta, se formando em 1983. Ela trabalha em colaboração com George Bures Miller.
Janet Cardiff é uma das artistas mais produtivas de uma arte que se vale da tecnologia de ponta.
Seu trabalho emprega diversos meios expressivos, abrangendo vídeo, instalação e gravação de som. Podemos observar isso em sua obra permanentemente em exposição em Inhotim, o ''Forty Part Motet''. Para essa, ela instalou 40 caixas de som, dividida em 8 grupos, cada um tocando a gravação de uma voz de um coral cantando ''Spem in Alium'' do compositor inglês Thomas Tallis. Essa disposição permite que a audiência ande através do espaço e experimente as vozes individuais da música. Essa composição medieval foi feita para a comemoração do aniversário da Rainha Elizabeth 1ª, em 1575, e é conhecida como uma das mais complexas obras polifônicas para canto em coral jamais compostas. Se trata de humildade e transcendência, dois temas importantes para o compositor católico numa época (século 16) em que a fé católica era reprimida pelo Estado soberano da Inglaterra. O coral que o canta é o da Catedral de Salisburry, trabalhando com vozes masculinas - baixo, barítono e tenor - assim como um soprano infantil.
É um convite para experimentar de uma forma bem íntima e pessoal a música de Thomas Tallis, uma vez que cada pessoa irá ouvi-la de um ponto no espaço, e portanto, de forma bem diferente de alguém que está em outro ponto.
Duração: 14 minutos e 17 segundos
Fonte:
- Wikipedia, the free encyclopedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Janet_Cardiff
- Site Inhotim: http://www.inhotim.org.br/arte/obra/view/195
- Tate Liverpool: http://www.tate.org.uk/liverpool/exhibitions/janetcardiff/
Nenhum comentário:
Postar um comentário